O herpes zoster, também conhecida como cobreiro, é uma erupção cutânea (bolhas na pele) que são muito dolorosa causadas pela reativação do vírus da varicela zoster (o mesmo vírus que causa a catapora). Após uma infecção por catapora, que geralmente ocorre durante a infância, o vírus da varicela zoster permanece dormente no corpo. A reativação do vírus está associada a uma série de fatores de risco, por exemplo, envelhecimento do sistema imune pela idade, supressão do sistema imune causada por medicações ou outras condições que enfraquecem sua imunidade. Os primeiros sinais do herpes zoster podem ser uma sensação de formigamento ou dor em uma área da pele, dor de cabeça ou mal-estar geral. Tipicamente, erupções cutâneas aparecem alguns dias depois, apenas em um dos lados do corpo. Geralmente, o herpes zoster aparece no tórax e abdômen, mas pode aparecer em qualquer parte do seu corpo, incluindo o rosto. Em alguns casos a doença pode ter complicações como a Neuralgia Pós Herpética que é caracterizada como uma dor de longa duração. Essa dor pode durar meses ou até anos após a cicatrização da erupção, tornando-a extremamente debilitante para os afetados. Além disso, podem acontecer outras complicações, como cegueira, se afetar os olhos.

Para os idosos, o medo de sentir a dor e possíveis complicações do herpes zoster é uma preocupação válida. À medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico enfraquece naturalmente, tornando-nos mais suscetíveis a infecções e doenças. Isso inclui a reativação do vírus varicela zoster, que pode levar ao herpes-zóster. Além disso, muitos idosos podem já estar tomando medicamentos que suprimem seu sistema imunológico, aumentando ainda mais o risco.

No entanto, existe uma maneira de prevenir a dor e possíveis complicações do herpes-zóster – a vacina contra o herpes-zóster. A vacina, também conhecida como vacina do herpes zoster, é especificamente projetada para ajudar a proteger contra a reativação do vírus varicela zoster. Funciona aumentando a resposta do sistema imunológico ao vírus, impedindo-o de causar uma erupção cutânea dolorosa e debilitante.

A vacina é recomendada para pessoas com 50 anos ou mais, pois é quando o risco de desenvolver herpes-zóster aumenta significativamente. Ao se vacinar, o idoso pode reduzir muito as chances de sentir as dores intensas associadas ao herpes zoster.

A vacina contra Herpes Zóster está disponível na Acessi Vacina. Agende já a vacinação pelo nosso Whatsapp.